“O talento NASCE ou se APRENDE” ?

O TALENTO NASCE OU SE APRENDE 2

“O talento NASCE ou se APRENDE” ?

 Eu tenho aqui uma pergunta para você: “O talento nasce com você, ou você pode adquirir habilidade com o tempo em dedicação e exercícios”? – Vocês poderiam aqui imaginar que eu vou falar aqui sobre as técnicas elaboradas por grandes artistas famosos para fazer sua arte, mas o que eu vou falar e compartilhar aqui com vocês, vai muito, mais muito além de uma dica metodológica, vou falar sobre os fundamentos a partir dos quais um incitante ou amadores poderão desenvolver todo o seu potencial e igualar os resultados maravilhosos dos grandes mestres do desenho e pinturas.

O talento nasce com você, ou você pode adquirir habilidade com o tempo em dedicação e exercícios?

Se você gosta de desenhar, pinturas e tem a ambição de deixar os suas artes cada vez mais incríveis, certamente que você já se fez essas perguntas algumas vezes ou sempre:

  • Eu tenho dom ou talento?
  • Posso aperfeiçoar a minha habilidade?
  • Posso me tornar artistas ao fazer incríveis obras de arte?
  • Um artista nasce com talento ou ele adquiria mais habilidades com o tempo?

 Bom amigos, hoje eu vou aqui compartilhar com vocês um pouco da minha visão sobre esse assunto, que considero fundamental para que você possa se sustentar neste universo da Artes Plásticas, e progredir a cada dia para que você possa obter melhores resultados. Ok?

Eu vou explicar através desta “metáfora da árvore” assim ficará mais fácil de você entender.
METAFORA DA ÁRVORE

 A SEMENTE: PAIXÃO, APTIDÃO PELA PINTURA.

 O ponto inicial para a conquista do sucesso é ter paixão ou predisposição para o desenho ou pintura. Você tem sentir amor pela arte… Pintar ou desenhar pelos simples fato de se sentir muito bem ao fazer.

 A verdadeira paixão, é aquela que o leva a você se dedicar parte do seu tempo para fazer algo, mesmo que não receba nada por isso, mas simplesmente para sentir dentro de si próprio alguma realização pessoal.

A ÁGUA QUE TRÁS A VIDA: O EXERCÍCIO

 Para que essa semente da paixão possa germinar e permanecer viva, é importante que seja adicionado todos os dias água. Este líquido grandioso é dado pelo exercício que a partir daquele momento não se deve parar.

AS RAÍZES E OS NUTRIENTES DA TERRA.

 Todos os dias a semente irá crescer, será determinada na terra  com raízes enormes e profundos feitos de “PERSEVERANÇA”, indispensável no momento que você pensar em desistir quando as coisas não estão indo muito bem, mesmo quando não se imagina, que não tem tempo, que isto não é algo para o seu lazer, mesmo que as primeiras tentativas sejam desenhos ou pinturas sem nexos, sem um conjunto legal de elementos.

É importante saber que em cada arte, em cada exercício, novas descobertas aparecerão.

 Essas raízes são importantes, sem elas não seria possível tonar os nutrientes básicos que vão fazer você crescer: “CONHECIMENTOS TECNICOS” (estudo das teorias, técnicas e até mesmo a história da arte) e “A CRITICA CONSTRUTIVA”, tanto própria como a de outras pessoas, mentores ou outros artistas.

LUZ DO SOL E O TALO PARA ALCANÇAR A ELE

 

 A parte superior da árvore também desabrochando, essa árvore é inclinada para cima, guiado pela iluminação das “OBRAS E ESTILOS E ARTISTAS QUE ADMIRAMOS”.

 Se você tem a ambição de ir tão longe quanto eles, não poderá sem antes criar um tronco forte, que gradualmente se tornará grande, porque se estabelecem.

Sem esses objetivos dificilmente a arvore ficará ao nível da terra, não podendo chegar onde é preciso.

OS TRÊS GALHOS

 

Neste momento a semente desabrochou em uma grande árvore fabulosa com três galhos principais que deverão seguir crescendo dia pós dia através de muita prática, esforço e dedicação. Estes três galhos são a “OBSERVAÇÃO, CURIOSIDADE e INSPIRAÇÃO”.

OBSERVAÇÃO

 O artista tem a capacidade de com a mão fazer coisas incríveis, mas sem dúvida é necessário uma capacidade de ver e colocar o que vê  em prática no papel ou em tela.

 Observar formas e linhas, manchas de luz ou sombra é de grande importância. As relações entre essas diferentes partes do trabalho, localização no espaço com diferentes cores, tons, saturação e valores, etc.

Ao desenhar um rosto, o artista não desenha um olho, um nariz ou uma boca, desenha linhas, curvas, sombras e volumes.

Desenho feito em 2008 em comparação com o desenho feito em 2008. Ambas artes mostram a evolução que o artista Maurício Fortunato Araújo, desenvolveu com o tempo, após muita dedicação em exercícios até os dias atuais.

Desenho feito em 2008 em comparação com o desenho feito em 2016. Ambas artes mostram a evolução que o artista Maurício Fortunato Araújo, desenvolveu com o tempo, após muita dedicação em exercícios até os dias atuais.

 

Com exercícios simples irão ajuda-lo a desenvolver melhor o seu olhar…

 Observe atentamente o rosto das pessoas quando você falar com elas, localize as linhas que formam as suas feições. Tente descobrir por que geram certas sombras como os resultados da anatomia particular da pessoa, e estabeleça relações entre a localização de cada parte do rosto.

 Quando você estiver em casa ao ver uma mesa analise-a. Localize a sua forma a mesa? Sei que é uma mesa quadrada, mas estou a vê-la quadrada? Todas as colunas de apoio tem o mesmo tamanho. Mas estou observando de forma correta, ou seja, do mesmo tamanho?

 Próximo a uma linda paisagem, localize as diferentes cores de acordo com a distância dos objetos da mesma cor. As montanhas possuem as mesmas cores ao observar? Localize o sol e veja como ele é projetado até a superfície da terra do lugar que você esta?

É importante aprender a observar com os olhos e não com as memorias que guarda no seu cérebro.

CURIOSIDADE

 Sem dúvida os artistas mais curiosos, são o que se destacam mais. Esses artistas ousam experimentar coisas diferentes com suas novas formas de pintar, novas nuances novos materiais, novos temas e novos estilos.

 É importante não ter medo de arriscar, de tentar por mais que difícil algo novo para estimular a sua visão como artista. Às vezes por esse medo de tentar, pode acabar te limitando e impedindo que você venha ter sucesso com seus atuais e futuros trabalhos. Se não houver esta dedicação, você dificilmente alcançara grandes resultados fazendo com que você faça trabalhos sem graça e sem vida.

 Sempre a regras básicas de técnicas de pinturas e desenhos. É importante que seja aplicada para garantir uma boa composição, porém isso não é uma regra tão forte que não se pode quebrar algumas vezes para se perguntar: “O que aconteceria se eu fizesse um desenho ou pintura de forma diferente?”.

 Mesmo que você utilize materiais baratos para praticar, e ainda sim estiver poucos materiais como lápis e tintas para fazer experimentos, não deixe com o que o medo de esta de alguma forma jogando fora o seu tempo ou o seus materiais, acabe os limitando e impedindo de fazer um bom trabalho.

 Quando determinamos que o fundamento do talento seja a o amor pela arte, então você deve procurar se divertir quando fizer suas atividades na arte. Você deve se sentir como se você estive brincando com os seus materiais.

“Devemos esta ciente que nem todas as nossas experiências podem ser chamadas de “artes”, como tem declarado alguns pintores abstratos”. As artes realistas ou abstratas têm todo um aprendizado e desenvolvimento que não deve ser confundida com aranhões, manchas e tintas jogadas aleatoriamente.

 Analisar trabalhos de outros artistas ou visitar exposições de artes em museu, ver vídeos de outros bons pintores e desenhistas, ler bons livros, etc… E que surja em você o desejo de querer entender como foram pintadas as obras que você ama, e ainda mais, se o artista ainda estiver vivo, tente entrar em contato com ele. Sem dúvida você ode colher muitos frutos e aprender muito mais.

INSPIRAÇÃO

 

 Infelizmente sabemos que a inspiração nem sempre vem no momento que queremos e isso é horrível , eu sei…Mas mesmo que não possamos obriga-la a surgir, sim podemos promover ambientes, estados e situações que favoreçam a sua expressão.

 Um exemplo,  escutar o tipo de musica que você gosta e música especialmente clássica ( ativa zonas superiores muito profunda dentro de nós), ir a um lugar que inspire tranquilidade , realizar atividades que os agradam, ver belas imagens, ver obras artísticas de outros pintores e até meditar deixando de lado a agitação do raciocínio da mente para que no silencia possa surgir a surpreendente e tão aclamada inspiração.

Com essas atividades, sem dúvida a inspiração vem cheia de criatividade, que é tão valorizada nas expressões artríticas.

 Com esses três galhos frondosas  e bem desenvolvidas nasce o tão apreciado fruto do “TALENTO” que levará o artista de maneira natural a encontrar o seu “ESTILO PARTICULAR” e consolidar-se definitivamente com um “ARTISTA DE SUCESSO”.

EXISTEM MUITOS PINTORES E DESENHISTAS RECONHECIDOS QUE SEGUIRAM ESTE CAMINHO?

 

  • Sem dúvida existem grandes gênios artísticos que nasceram com talento em suas raízes, que requer somente algumas instruções como aprimorar a sua habilidade já nata.
  • Agora muitos também não tiveram nem talento, nem a prática, mas ainda sim muita sorte, capacidade de comercialização ou posição social e conseguiram fazer com que suas obras fossem muito populares.
  • Entre tanto, muitos artistas forjaram suas habilidades artísticas através de muitas obras, dias e anos de constante trabalho, disciplinados e focados em objetivos.

Muitos aspectos não visíveis estão por trás do sucesso de um artista, mas se você se concentrar nestes que mencionei, poderá ir longe e ver muitas de suas aspirações alcançadas.

 Não importa qual objetivo que você tem, que seja para fazer um desenho ou pintura para si próprio, ou para simples entretimento e lazer, ou que deseje fazer exposições nas melhores galerias… Interessa sim, que você tenha sempre em mente estes aspectos de que falei para melhoras os seus resultados.

Bom, então é isso artista. Espero que com esse artigo você conquiste muito mais resultados com seus futuros trabalhos.

Até mais!

 

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: