Aprender/Pintura Digital

Aprender/Pintura Digital

 

 
Pintura Digital – Desenhos Realistas

 

Pinturas fantásticas e Foto-Realista são gêneros e estilos que, na maioria das vezes, funcionam bem em conjunto. A fantasia, também muito ligada a literaturas do mesmo gênero, é provavelmente integrante da arte desde que esta foi criada ao passo que o foto-realismo foi um termo primariamente relacionado a um movimento estado-unidense que ganha força no final da década de 60 com artistas como Richard Estes, Chuck Close e John De Andrea. Nesse período, a arte-fantástica, antes produzida somente pela ilustração e pintura, começa também a aparecer gradativamente em trabalhos fotográficos e a ganhar mais espaço.
Hoje, com a possibilidade de desenharmos em um computador, podemos fazer uma pintura digital e realista utilizando basicamente os mesmos conceitos que os pintores da década de 60 utilizavam; como queremos uma figura visualmente polida, sem muitos traços de pincel aparentes, faremos bastante uso de ferramentas que se assemelham aos aerógrafos, muito utilizados para realizar esse tipo de pintura em uma tela ou painel. Quanto à fantasia, as referências são essenciais: filmes, livros, outras pinturas, fatos do cotidiano e até sonhos podem ajudar no momento de compor uma atmosfera fantástica.
Este passo-a-passo, portanto, tem o intuito de esclarecer um pouco mais sobre como um trabalho do gênero fantasia e, ao mesmo tempo do estilo foto-realista, pode ser feito digitalmente e  discorrer um pouco mais sobre a técnica utilizada, bem como sobre brushes customizados, texturas e cores — é na realidade uma mistura de tutorial com making of. Como nem todos os detalhes estão completamente expostos aqui, assistir também ao vídeo que acompanha este texto poderá esclarecer alguma dúvida que eventualmente aparecer.
1 – ESBOÇO
 

 

2 – OLHO

 

            v 3 – FACE

 

4 – CORPO FÍSICO

 

5 – CABELO

 

Para visualizar o processo completo dessa Pintura Digital, é só acessar meu vídeo aula, onde mostro o passo-a-passo.

Share this post

Comments (4)

  • Alanna Bc Reply

    Primeiro quero lhe parabenizar lindos seus trabalhos, gostaria de saber se isso e feito em computador comum com um determinado programa instalado.

    julho 14, 2013 at 1:11 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Olá Alanna.

      Sim, é feito pelo computador, utilizando o programa PS-PHOTO SHOP CS6. Esse programa é utilizado para fazer diversos tipos de trabalhos com edição e criação de imagens. Pintura Digital, é uns desses trabalhos que da para fazer nesse programa.

      Atenciosamente,

      Maurício Fortunato Araújo

      julho 16, 2013 at 6:40 pm
  • Santos FC Reply

    muito bom cara :D, mas é bem complicado

    setembro 17, 2013 at 3:01 am
  • Danilo Cardoso Reply

    Bom dia… Cara, parabens por seu trabalho… Agradeça a Deus pelo dom que Ele te deu.. Sucesso em sua carreira.
    Eu tenho uma dúvida: Estou iniciando a pinur digital, mas ainda faltam alguns entendimentos para chegar a esse nível, você fez algum curso, buscou alguma referencia, viu algum tutorial… Haveria possibilidade de indica-los.
    Forte abraço.

    fevereiro 16, 2014 at 6:54 am

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: