Aprender/ Rostos e Faces

Aprender/ Rostos e Faces

 

Como desenhar Cabeças e Faces do rosto
Durante parte da minha vida, para eu conseguir uma estrutura melhor de como fazer um esboço de uma cabeça humana. Tudo que eu aprendo foi sozinho e isso me tornou um autodidata, porém nem todos tem a mesma habilidade que eu tive em traduzir um esboço realista.
A estrutura do rosto humano é muito importante quando vocês forem fazer. O Desenho da cabeça inicia com a introdução de um método simples para a construção da cabeça, para aprovação que todas as soluções estejam colocadas impecavelmente.

 

v  1 – Instruções
Hoje a muitas formas de desenhar um rosto, assim como muitos ângulos. Para iniciar, você precisa aprender a desenhar o rosto frontal e lateralmente. As variações e perspectivas vêm com o treino e aprimoramento. Vamos começar pelo rosto frontal.
Procure fazer todos esses desenhos a mão livre, já que de início você irá exercitar. Para arte final ou para detalhes mais precisos, você pode usar réguas e outras ferramentas, mas exercitando a mão livre inicialmente, você não cria vícios com elas e ainda aprimora sua coordenação motora.
Desenhe um Circulo com o compasso. Divida-o ao meio e depois em quatro partes horizontalmente. Essa é a marcação do rosto. Os olhos ficam no meio do rosto e segue uma métrica particular, a distância entre eles é a mesma medida de um olho, e será do tamanho do nariz.
Para o nariz, faça um círculo ladeado por dois círculos menores, isso serve para te guiar na hora de fazer o arredondado do nariz e as narinas. A boca vem logo abaixo, lembrando que devemos definir menos a boca masculina, com poucos traços. Já a boca feminina deve ser feita com mais detalhes sempre, mas não de forma exagerada.
As orelhas começam na mesma altura que a sobrancelha e terminam na altura do nariz. A raiz do cabelo começa no primeiro traço horizontal que divide a cabeça.
v 2 – Rosto Lateral

 

Para um rosto lateral, desenhe um circulo com o compasso, e  com a linha vertical passando em uma das laterais, essa linha demarca a face do personagem. Depois faça um circulo mais circunferência, ou seja, menos alongado, para definir a cabeça. Ele deve fazer uma intersecção com o circulo inicial. Nesse caso, você deve tomar cuidado com a posição dos olhos, pois totalmente de lado nós só vemos um olho da personagem e podemos desenhá-lo como um triângulo deitado bem próximo da linha vertical. A orelha segue a mesma métrica, mas agora é ligeiramente inclinada para trás, enquanto o nariz é quase um triângulo.
v 3 – Construção dos Ângulos
O primeiro passo é você determinar o ângulo da bola.
A inclinação da cabeça é estabelecida no inicio do desenho com a bola. Todos os três eixos devem ser abordados:

 

A inclinação para cima e para baixo é estabelecido pelos ângulos das linhas horizontais e verticais em forma oval, além de inclinar para cima e para baixo, os terços (que são aquelas linhas que representam o início do cabelo, a base do nariz e a base do queixo) serão encurtados por causa da perspectiva.
Depois de estabelecer o ângulo da bola, dividir a face em terços, a distância entre a linha da testa e couro cabeludo deve ser a mesma entre a linha da testa e a parte inferior do nariz e entre a parte inferior do nariz e a linha do queixo. Conseguiu entender?

 

Agora, como seu exercício, você deve esboçar muitas bolas e fazer varias cruzes em diversas posições dando ideia a movimento da cabeça, como pra cima, pra baixo, para o lado esquerdo e direito. Em seguida siga os exemplos citados acima, formando a mandíbula, pra dar forma a uma cabeça.
v 5 – Proporção da Face

 

A face é dividida em 4 partes iguais a partir da topo da cabeça. A partir dessa medida, podemos obter a posição dos elementos do rosto.

Ou em 3 partes iguais, deixando o volume do cabelo ser acrescentado  apenas 1/3  a mais da medida da testa.

 

Depois faça a divisão igual para desenhar olhos, nariz e boca.
Observe que:
Existe uma distância de um olho entre os olhos e da mesma largura que as narinas.
As linhas verticais a partir da borda das íris são a largura da boca. (Quando os diafragmas estão na posição normal com o olhar para frente)
v 6 – Como desenhar os olhos

 

Para desenhar olhos é necessário muita prática e observação, já que há diferentes tipos de olhos e traços diferentes, tudo vai depender do contexto, principalmente se você pretende desenhar retratos realistas.
Os olhos são formados pelo globo ocultar, a íris, a pupila, pálpebras e cílios que não podem se esquecidos.
Há várias maneiras de desenhar olhos humanos, o exemplo a seguir é uma das maneiras que costumo fazer e que acho mais simples. Espero que vocês não tenham dificuldades em desenhá-los também.
Mas antes quero comentar sobre alguns erros comuns:
Evite desenhar formas totalmente ovais ou quadradas, a forma mais aconselhável é uma mistura das duas coisas;
Não deixe à íris (parte colorida do olho) totalmente aparente, ou seja, formar um círculo completo. Se vocês começarem a observar mais olhos em fotos ou até mesmo os seus pelo espelho, verá que a pálpebra cobre uma parte dela, deixando um pouco mais da metade amostra.
O esboço é como um desenho simples que qualquer pessoa sem a prática será capaz de fazê-lo. A diferença está em dar efeitos se sombreamento, os quais darão forma e volume aos olhos, tornando-os realistas. Esses sombreamentos seriam os dutos lacrimais ( o “canto” do olho), próximo ao nariz; fazer a linha próxima dos cílios inferiores para dar a espessura da pele, os próprios cílios de uma forma irregular, ou seja, não igual em todo o olho.
Uma dica bem legal é deixar uma parte sem desenhar do olho na parte de baixo. Quanto a íris, é importante e fundamental que você sempre deixe um espaço branco, nada muito grande e nem exagerado, (para não ficar como olhos de desenhos mangá) e deixar a parte superior da pálpebra, mais escuro

 

 

 

Você tem que ser  paciente quando iniciar sombreamento nos olhos e prefira usar lápis com grafites moles como 3B, 4B e 6B.

 

 

Dependendo do lápis e papel que você usar, o seu desenho apresentará efeitos de textura diferentes. Esse desenho, por exemplo, foram usado para esboço HB, 2B e como acabamento e promovendo mais volume eu usei o lápis 4B  E 6B na parte superior da iris, pupila e cílios.

 

v 7– Mostrando como fazer um olho realista

 

v 8– Dica  para desenhar um olho igual ao outro

        v 9– Como desenhar o nariz

 

Para desenhar o nariz deve-se fazer como base uma estrutura bem simples, o triângulo, ou pirâmide com três faces, desse modo fica mais fácil desenhar e criar volume e características anatômicas.

O nariz tem início na linha dos olhos até a linha do final das orelhas, ou seja, todo nariz tem o mesmo tamanha da orelha.
Os traços no desenho de nariz feminino, são mais suaves e retos, nos narizes do rosto masculino deve-se ressaltar o osso nasal.

Quanto mais detalhes de sombreamento você adicionar em seu desenho, mas realista ele pode ficar, mas lembre-se, os primeiros rabisco serão suaves, dê volume nos seus desenhos apertando o tom do seu grafite cuidadosamente, para que não estrague o papel e nem dê um aspecto sujo no seu trabalho.

 

     v 10– Como desenhar  boca

Comece o desenho uma linha base interlabiais (horizontal) e outra vertical bem centralizada na boca, formando uma cruz, essas linhas já devem ser traçadas no espaço onde a boca deve ficar dentro das proporções das linhas do rosto. Em seguida pode traçar as bordas superiores e inferiores da boca, não precisa fazer outras linhas, pois o volume da boca será feito com efeitos de luz e sombra.

Boca e olhos são fundamentais para dar realismo no desenho de retratos, então paciência, com muita pratica em luz e sombra, deixarão seu desenho cada vez mais realista.

 

Esboço de boca sorrindo

Efeitos de luz e sombra nos dentes, as linhas que antes separavam os dentes tornaram-se sombreamento, promovendo mais realismo no desenho.

v 10– Como desenhar orelha





Com domínio da luz e sombra e usando a técnica do esfumado, os desenhos serão mais realistas.

Desenhar orelha não é tão difícil quando parece. Alguns artistas não gostam de desenhá-las, escondendo com os cabelos.
Tudo vai depender da sua observação. Preste atenção nas curvas da orelha e em suas características: orelhas pontudas, redondas, fechadas, abertas, juntas a cabeça, separadas e muito separadas (conhecidas como orelha de abano).


Dicas:
Nunca use desenhos de orelhas para treinar, use fotos, desenhe a orelha de fotografias, é só você procurar na internet que você poderá encontrar muitas fotografias de orelhas.
A proporção da orelha é a mesma do nariz ( nariz pequeno, orelha pequena e assim por diante), ou seja, entre a sobrancelha e a ponta do nariz.
Bom amigos, espero que tenham gostado desse meu tutorial. Se você gostou ou tem dúvidas é só deixar seu comentário ou pergunta ok?
Tenham todos uma boa aula!
Maurício Fortunato Araújo

Share this post

Comments (48)

  • DANIEL OLIVEIRA Reply

    muito bom suas aulas mauricio f araujo gostei muito, e aprendi mais,, muito OBRIGADO por oferçer essas aulas..

    fevereiro 9, 2013 at 9:52 am
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Que bom que esse tutorial foi útil para você Daniel. Eu que agradeço por saber que está te ajudando. ^^

      fevereiro 9, 2013 at 1:32 pm
  • anonimo Reply

    Foi muito dificiul,o aperfeiçoamento do esboço?Sabe seus desenhos na parte do esboço são identicos,eu já desenho a algum tempo mas os meus ainda fica bastante diferente da foto,Ah e obrigado pelo tutorial.

    fevereiro 9, 2013 at 11:54 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      No começo foi um pouco difícil, pois a maior parte dos meus desenhos não era utilizada esboço. O esboço é muito importante, porém tem que ter paciência para fazer e isso fez com que eu criasse vários métodos para fazer uma arte realista. Primeiramente tive que desenvolver minhas habilidades em observação. Tive que aprender a observar, ou seja, treinar a minha visão. É importante você treinar a sua visão, e você para que você possa deixando o esboço menos importante. Quando você aprender a observar, você já fica com mais habilidade em passar para o papel traços parecidos com o que você aprendeu ao observar sem utilizar muito o esboço.

      Maurício F Araújo

      fevereiro 10, 2013 at 12:05 am
  • Anônimo Reply

    muito Bom, adorei não costumo esboçar meus desenhos, mais agora com as técnicas que aprendi com certeza vou tentar.:)

    setembro 16, 2013 at 2:41 am
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Fico feliz que você venha tentar. O impostante é a observação. É importante exercitar sempre.^

      By Maurício Fortunato Araújo

      outubro 7, 2013 at 12:03 pm
  • biscui Reply

    muito bom

    outubro 6, 2013 at 9:00 pm
  • Breno Silva Desenhos Reply

    Muito bom estou estudando aqui para aprender, meu problema é o esboço, e esse tutorial vai me ajudar muito Obrigado Maurício

    outubro 16, 2013 at 2:56 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Olá Breno. Fico feliz que meus tutoriais tenham te ajudado. Seja muito bem vindo ao meu blog.^^

      By Maurício Fortunato Araújo

      outubro 16, 2013 at 5:49 pm
    • maria souza Reply

      Mauricio vc e fera demas cara, ta me ajudando mt a aprender a desenhar

      junho 20, 2014 at 10:16 pm
  • Anônimo Reply

    Olá, como vai?
    Adorei seus desenhos e ensinamentos. Poderia criar um sobre expressões?

    Obrigada (:

    novembro 17, 2013 at 9:00 pm
  • Gildo Batista Reply

    muito bom todos os suas artes,parabéns….

    dezembro 7, 2013 at 3:48 pm
  • Ricardo Macedo' Reply

    Muito boas, as aulas, se não for pedir demais, uma aulinha para diferentes tipos de cabelo seria legal!

    janeiro 1, 2014 at 3:12 pm
  • Anônimo Reply

    Aulas muito boas sem dúvidas…Se não for pedir de mais, seria possível fazer uma separação de imagens nos tutorias das cabeças, dos olhos e da boca, de um lado ficaria apenas a imagem dos riscos do esboço, e do outro lado, a imagem como estão ali, com os riscos no esboço e já os desenhos. Espero que possa entender, acho q ficou meio confuso… Parabéns pelo teu trabalho, seu site é sem dúvidas um dos melhores que já encontrei sobre desenhos.

    fevereiro 14, 2014 at 11:22 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Serão analisadas as suas propostas.

      Fico muito grato com seu elogio.

      By Maurício Fortunato Araújo

      fevereiro 17, 2014 at 8:21 pm
  • Aline Fonseca Reply

    Ótimas dicas, tenho dificuldade p esboçar meus desenhos, até agora a forma q mais me achei foi com grid nas fotos. Essas proporções aqui passadas tbm me foram bem úteis….

    maio 19, 2014 at 9:04 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Olá Aline.

      Fico super grato com seu elogio e admiração pelos meus trabalhos artísticos.

      Bem vinda!

      By Maurício Fortunato Araújo

      maio 22, 2014 at 1:18 pm
  • Rafael Cordeiro Reply

    tenho dificuldade em sombrear, nunca fica realista fica muito estranho, quero muito desenhar mulheres n consigo desenhar a Beyoncé mim perco na boca e nos olhos o q faço..meus traços n ficas leves haaa n tenho esfuminho alguma dica…..gostei da sua arte muuuito msm mim esforço bastante apesar dessa dificuldade mim fala uma dica de mestre por favor…….

    junho 4, 2014 at 2:51 am
    • Anônimo sempre Reply

      Rafael Cordeiro, sabe o q me ajuda a sombrear? Grafite de lapiseira ou de lápis, pq com a ponta do lápis eu n consigo de jeito nenhum, é bom sombrear só algumas partes e bem de leve… Beeeem de leve, e tbm eu faço assim; Quando eu aprendi a usar a ponta do lápis pra desenhar, eu riscava onde queria sombrear,(de leve) E depois, apaga com uma borracha… Fica bem bacanaa :3

      junho 13, 2014 at 9:23 pm
  • Anônimo sempre Reply

    Muito bom, o meu único problema, é por exemplo, eu fiz o primeiro olho, ficou perfeitoo, ai eu vou tentar fazer o segundo igual, e fica um horror! Eu demorei pra fzr, mas consegui dps de 2:00 tentadoo :p
    Mas parabéns, vc é mtooo bom mesmo!

    junho 13, 2014 at 9:01 pm
  • Anônimo Reply

    Eu sou profissional em desenhos mais "Animados", e já faz um bom tempo q estou tentando fzr este tipo de desenho pra dar uma mudada… Tenho feito até aula particular, mas nada me ajuda… Eu achei seu site e finalmente, consegui entender tudo! Parabéns!

    junho 13, 2014 at 9:30 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Olá, fico feliz que tenha conseguido atingir m resultado.

      Obrigado por interagir no Blog.

      By Maurício Fortunato Araújo

      junho 23, 2014 at 10:58 pm
  • ed Reply

    Gostei muito Maurício, está me ajudando a aprimorar cada vez mais minhas técnicas!
    Muito obrigado.

    julho 11, 2014 at 4:32 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Obrigado!

      Fico super feliz por saber que estou ajudando você a aprimora-lo mais o seus desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      julho 24, 2014 at 8:59 pm
  • Gabriela Prado Reply

    Fico perfeitos todos os desenhos , amei o do Jesen Ackles , ficou maravilhoso , quais são os materiais que você usa ?

    julho 12, 2014 at 1:16 am
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Obrigado Gabriela.

      Para conhecer a lista de materiais para desenhos, é só você ir no menu Materiais para desenhos.

      By Maurício Fortunato Araújo

      julho 24, 2014 at 9:01 pm
  • Anônimo Reply

    Qual tipo de papel fabriano vc usa?

    julho 22, 2014 at 1:05 pm
  • Alisson Guilherme Reply

    quais os preços dos materiais que vc usa?

    julho 25, 2014 at 8:42 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Os preços são variados de acordo com o local que você compra. É importante você dar uma pesquisada em sua região ou então você pode também dar uma pesquisada na internet.

      By Maurício Fortunato Araújo

      julho 26, 2014 at 12:36 am
  • Anônimo Reply

    Vc usa fabriano 4 liscio ou ruvido

    julho 28, 2014 at 10:47 pm
  • Anônimo Reply

    vc usa caneta nanquim?

    agosto 14, 2014 at 1:05 pm
  • gilberto horacio Reply

    muito legal. vou aproveitar as dicas…obrigado..

    janeiro 5, 2015 at 11:24 pm
  • gilberto horacio Reply

    muito legal

    janeiro 5, 2015 at 11:24 pm
  • matheus Reply

    dicas muito boas já tem um tempo que eu desenho e estou querendo melhorar os meus desenhos realistas ainda estou na fase iniciante e de observação e com o seu site e essas dicas eu vou conseguir melhorar, esses tutoriais ajudam muito.

    janeiro 16, 2015 at 7:42 pm
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Olá!

      Fico feliz por se dedicar. dedica-se e com o tempo verá grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      abril 30, 2015 at 3:40 am
    • Maurício Fortunato Araújo Reply

      Olá!

      Fico feliz por se dedicar. dedica-se e com o tempo verá grandes resultados.

      By Maurício Fortunato Araújo

      abril 30, 2015 at 3:42 am
  • Anônimo Reply

    Olha parabéns pelo seu trabalho ,muito bom esta excelente cada desenho que faz , a partir de hoje vou me espelhar em você nos meus próximos desenhos .Abraços

    maio 20, 2015 at 9:42 am
  • Karlaylee Dhyogelys Reply

    ola eu começei hj a treinar com seu tutorial …desenho desde pequeno sempre gostei de desenhar pessoas minha dificuldade e na pele, e no cabelo oq eu possa usar para que o cabelo fique com um aspecto de luz sombra? vc me aconselha usar o lapiz borracha ou ele n e bom?…… meu nome e Karlaylee

    abril 6, 2016 at 9:12 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: