Descubra o Segredo dos autodidatas

Descubra o Segredo dos autodidatas

 

O segredo
dos autodidatas
O segredo dos autodidatas ( Maurício Fortunato Araújo)

Os autodidatas geralmente são vistos como aqueles caras que são inteligentíssimos, que aprendem com facilidade, além de serem hiper curiosos. Só que não, não é bem assim que as coisas realmente funcionam, existe sim a curiosidade, mas em primeiro lugar eles tem uma outra ferramenta muito útil que os faz não só aprenderem mas correr atrás do que querem aprender, e isto é valido para qualquer pessoa, não necessariamente aquelas “rotuladas” como autodidatas.

Essa ferramenta tão poderosa e que em muitos filmes toma posições nobres, como um poder além da imaginação, é quem o tiver será vitorioso em tudo que fizer, tipo “que a força esteja com você” ou “eu tenho a força”, são na verdade metáforas de uma capacidade conhecida e já vivida por todos, de alguma forma ou intensidade…e que entendemos por “ENTUSIASMO”, é simples assim, o entusiasmo é oque faz uma pessoa remover montanhas, que o torna mais forte, inteligente, nos transforma em artistas ,cientistas, matemáticos e até astronautas.

Com o entusiasmo se pode tudo, e tudo é possível, até conquistar uma pessoa, por que não? Mas voltando aos autodidatas, e baseado nessa capacidade de envolver-se com determinado assunto, empolgando a sí próprio e à todos a seu redor, que o autodidata consegue as informações necessárias para aprender e evoluir, tomar a iniciativa e ir a procura por conta própria das respostas, seja para buscar um aprofundamento naquele assunto ou aprender algo diferente.

O segredo, sé é que existe algum, é realmente estar interessado naquilo que se deseja conhecer é o entusiasmo por um determinado assunto que nos faz aprender sem perceber, tudo é uma questão de motivação.

No caso de nós desenhistas o entusiasmo é o responsável pela nossa existência, sem ele não haveria Michelangelo, nem Leonardo da Vinci nem Walt Disney, ou Maurício de Souza. Afinal um desenhista precisa praticar também, precisa ter o conhecimento somado ao domínio técnico, e aplicar tudo isso não se faz em dia, são anos e anos de dedicação incansável. De onde vem essa força? Do Entusiasmo!

É claro que a presença de um mestre facilita muito, na descoberta dos caminhos corretos, (imaginem um cirurgião autodidata , você confiaria nele?) Não podemos menosprezar o mérito dos professores, mas não fiquemos esperando apenas pelos caminhos traçados, façamos nossos próprios caminhos, pode ser que encontremos dificuldades na busca do novo, é preciso ter disposição para enfrentar os erros, inevitáveis nesse processo, num trajeto mais longo e tortuoso. Mas em compensação a satisfação da conquista, torna-se algo” magnífico e difícil de ser superado, descobrir algo através dos nosso próprios esforços e dedicação, nos da uma sensação do poder que o entusiasmo proporciona. É o poder de poder cada vez mais.

Os desenhistas estão entre aqueles profissionais vistos como pessoas criativas e criar é: inventar, gerar, produzir, inovar. Então o que posso dizer além de “Entusiasme-se!

By Maurício Fortunato Araújo

Share this post

Comments (4)

  • alan expedito carvalho Reply

    nossa interessante isto!!! entao quer dizer que eu sou um nao sabia porque eu conseguia tudo que queria agora sei

    fevereiro 10, 2014 at 6:38 pm
  • Anônimo Reply

    Meu vc é demais sonho em um dia ser um desenhista que nem vc tenho 40 anos nunca fiz curso mas vi a tua pagina vc me motivou, sucesso cada vez mais espero que um dia eu possa me profissionalizar e quem sabe encontrar vc em uma exposição !

    setembro 2, 2014 at 8:21 am
  • jackelynne R Reply

    desenho desde quando tinha por volta de 1 ano e meio( se pode chamar de desenhar kk , eram linhas e corpos disformes) Com o tempo passei a querer mais, com 5 anos meus desenhos ja eram bem legais, hoje tenho uma paixão pelo realismo(embora desenhe todos os estilos), óbvio q não são tão bons quanto os seus, mas pretendo chegar a seu nivel. Muito bom sua pagina, amei <3

    setembro 4, 2015 at 12:22 pm
  • Maurício Fortunato Araújo Reply

    Sejam paciente e busque sempre pelo o que almeja conquistar. Desta forma, com o tempo, você verão grandes resultados.

    Atenciosamente,

    Maurício Fortunato Araújo

    setembro 29, 2015 at 12:37 pm

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


%d blogueiros gostam disto: